Com aproximadamente três quilômetros de extensão, a Praia de Palmas em Governador Celso Ramos entra na lista de visuais paradisíacos. Isso se deve a mistura de uma larga faixa de areia branca e água cristalina. Apesar de ser uma das praias mais  frequentadas do município, que fica a 40 quilômetros ao Norte de Florianópolis, também é local para quem gosta de sol e sossego, já que a natureza é o principal atrativo.

Um recanto de preservação em Governador Celso Ramos. Foto: Otávio Nogueira

Palmas é a maior praia de Governador Celso Ramos. O mar é democrático: recebe bem os banhistas que desejam apenas se refrescar e também surfistas a procura de algumas ondas. A orla extensa abre espaço para prática de outros esportes, na água ou mesmo na areia.

A Praia de Palmas é destino para diferentes perfis de turistas. Foto: Elite Magazine

A praia é rodeada por morros e Mata Atlântica que escondem outras pequenas praias, não é para menos já que o município de Governador Celso Ramos está localizado em uma península de terreno montanhoso formando várias enseadas, pontas e ilhas – algumas podem ser observadas da praia: ao lado esquerdo fica a Ilha Quinta dos Ganchos e no lado direito o chamado arquipélago de Palmas. Nesse ponto da praia também é possível ver o rio Águas Negras desembocar no mar, ponto onde os barcos dos pescadores locais costumam ficar.

Aproveitando todo o potencial natural, a urbanização do local aconteceu com o projeto de loteamento Palmas do Arvoredo, assinado pelo arquiteto e urbanista gaúcho Sergio Sclovsky. Por isso o local é bastante planejado, cortado por ruas, passagens de pedestres e avenidas espaçosas, preservando espaços de mata. Também foi instalado o Palmas do Arvoredo Clube com atividades esportivas e de lazer que incluem tênis, vôlei e futevôlei, futebol, jogos de mesa e de salão, cancha de bocha, playground, sala de TV e reuniões, piscina e churrasqueiras.

Com uma urbanização planejada, acesso a praia acontece por ruas e passarelas. Foto: Governo do Estado de Santa Catarina

A praia conta com completa infraestrutura: postos salva vidas, banheiros e duchas para os banhistas, além de acessibilidade para cadeirantes. Lixeiras também estão espalhadas pela orla para garantir a limpeza desse recanto ambiental. E não poderia ser diferente, Governador Celso Ramos está em meio a duas reservas, a biológica Marinha do Arvoredo – que começa em Bombinhas -, e a Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim.

Qualidade das águas do mar são ponto forte da praia. Foto: Otávio Nogueira

As águas cristalinas da praia, inclusive, já tiveram a Bandeira Azul, considerada a maior certificação de qualidade o mundo, mas os relatórios de balneabilidade atestaram água imprópria em maio de 2017, o que fez o rigoroso título de sustentabilidade ser suspenso. Entretanto, os projetos para manter a qualidade e recuperar o selo.

Com ampla faixa de areia e acesso fácil, praia é bastante procurada. Foto: ND Online

O entorno da praia é predominantemente residencial e bastante urbanizado, garantido ao turista opções de serviços. É fácil encontrar opções de restaurantes, food trucks e bares. A região também conta com hotéis, pousada e área para camping.

Praia de Palmas em vídeo

Curiosidades sobre a Praia de Palmas

Governador Celso Ramos possui a economia concentrada na pesca e no turismo. São mais de 30 praias, baías e penínsulas, além de belas reservas ecológicas.

A colonização da região começou no século XVIII, com a chegada de imigrantes açorianos atraídos pela pesca da baleia, dando origem à localidade de Armação da Piedade. A influência açoriana é mantida na gastronomia local.

Como chegar à Praia de Palmas