Guia do Camping Palmas das Gaivotas em Governador Celso Ramos

por | 30/03/2018

Entre o verde que rodeia a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, um pequeno recanto aguarda os visitantes. Contato com a natureza, em uma íntima integração entre o azul do mar, a areia dourada e o verde da mata compõe o cenário do camping Palmas das Gaivotas. A estrutura está localizada na extremidade direita da praia, à beira mar, entre o remanso do rio Águas Negras e a vegetação conectada com a área de proteção ambiental de Anhatomirim.

Acesso à praia faz-se por este caminho, a menos de 2 metros do portão alternativo de saída
Corujas Buraqueiras tem espaço nobre e seguro para seu ninho no camping
Acorde todos os dias com estes companheiros ao redor
O camping abriga 200 barracas e tem limite de 450 pessoas para garantir o conforto. Funciona com equipe completa na alta temporada, entre 20 de dezembro até o Carnaval – em torno de sete pessoas, entre aguardas, equipe de limpeza e manutenção dão conta de manter tudo em ordem para os visitantes aproveitarem as belezas do local. Com redução de demanda, do Carnaval à Páscoa o responsável pelo camping, Valcides Marques, 46 anos, é quem faz a acolhida dos campistas que aparecerem pela praia – mas é bom fazer contato antecipado. Até setembro, a estrutura atende exclusivamente grupos com mais de 10 pessoas. Depois disso, fica aberto a visitantes até meados de dezembro, quando volta com força total.
Um verde gramado e árvores tomam conta de grande parte do terreno, cortado por uma ruela de paralelepípedo e marcado pela presença de construções históricas.

As áreas mais próximas a praia estão mais aptas a instalação de trailers e motorhomes. Elas não contam com cobertura completa de postes e consequente curto acesso à fontes de energia, mas compensam os usuários pelo visual que proporcionam da praia.

Postes com tomadas são distribuídos ao longo dos fundos do camping, basta ter em mãos extensões e adaptadores T (ou benjamin) para levar a energia elétrica à barraca. Churrasqueiras e mesinhas de tijolos também podem ser encontradas em boa parte da estrutura.

Publicidade
Localização do camping Palmas das Gaivotas

Localização do camping Palmas das Gaivotas

Localização do camping Palmas das Gaivotas
O camping Palmas das Gaivotas conta com cozinha com um concorrido fogão e duas geladeiras numa área de conveniência com mesas disponíveis aos campistas. Existem duas áreas com banheiros e outras duas com chuveiros – no total são sete chuveiros quentes feminino e dois masculinos. Além disso, existem dois chuveiros frios na saída da praia. Os visitantes podem contar também com o conforto de deixar os carros dentro do camping.
Quem estiver no camping também pode utilizar a cancha de bocha, quadra de vôlei de areia e podem ter acesso a caiaques para passeios. Durante a alta temporada, são disponibilizados gratuitamente passeios de trenzinho pela praia, que atraem principalmente as crianças.
Lar doce lar

Terceira vez que acampamos, ainda estamos pegando a prática… Esse foi nosso doce lar por cinco dias, deixou muita saudade ♥

O camping é um negócio espontâneo e familiar, e deixa evidente o cuidado com a natureza. Atuando há 26 anos no local – como ele mesmo diz, mais de metade de sua vida –, Valcides conta que o dono do camping, o seu Pedro Pereira de 76 anos, cuida pessoalmente de muitos de detalhes, como cortar a grama quando a temporada se aproxima. A ausência de informações nos meios digitais retrata essa simplicidade do camping, que pede o contato pessoal com o próprio Valcides para quem busca informações.

Além de curtir as belezas da praia, os campistas podem fazer uma trilha de cerca de 1,5 quilômetros, com acesso nos fundos do camping, que leva as praias do Cipó e dos Ilhéus (clique aqui e veja nosso artigo com todos detalhes sobre esse passeio). Valcides conta que o inverno também é uma boa oportunidade para uma visita, sendo possível ver a pesca da tainha que acontece na Praia de Palmas e avistamento de baleias.

Dentro do camping também se encontra uma área de proteção histórica que abriga ruínas de um engenho de cana-de-açúcar e a Casa Grande, datada de 1730, que contam um pouquinho da história de Governador Celso Ramos.

Camping Palmas das Gaivotas
Quanto: R$ 50 por pessoa a estadia e R$ 25 o valor para usar a estrutura durante o dia.

Contato: (48) 99122 4362. Caso não atenda a ligação, pode fazer contato via Whatsapp.

Onde: Rua dos Recantos 343, Governador Celso Ramos, Santa Catarina.

Funcionamento: Aberto de 20 de dezembro ao Carnaval.

Importante: Do Carnaval até a Páscoa é preciso fazer contato prévio. Da Páscoa até setembro atende apenas grupos com mais de 10 pessoas. De setembro até meados de dezembro volta a atender com contato prévio.

REGras do local

  • Moderar o volume do aparelho de som
  • Horário de silêncio é das 23h às 7h
  • Manter limpo o local utilizado
  • Proibido cortar galhos de árvores ou bambus, retirar pedras das construções históricas ou vandalizar as mesmas
  • Proibida entrada e saída de veículos após 22h
  • Proibido trazer animais ao camping
  • Proibida entrada ou permanência de visitas após as 21h

LEIA TAMBÉM:

Saiba tudo sobre o caminho que leva para uma praia escondida e intocada, com lago e cascata de água doce!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do artigo? Avalie ele abaixo e compartilhe com seus amigos, nós vamos adorar!