Bombinhas é um destino ideal para quem busca explorar as belezas da costa catarinense. E nesse roteiro, a Praia de Quatro Ilhas tem lugar especial. É um conjunto: faixa de areia larga com cerca de 800 metros de extensão, mar cristalino onde azul e verde se misturam em uma verdadeira aquarela e mata que acompanha uma orla. Local onde é possível aproveitar o dia de formas diferentes.

Com uma longa faixa de areia, praia de Quatro Ilhas atrai diferentes perfis. Foto: Canon A520

Para se refrescar no mar, o canto esquerdo é calmo como um piscina, sem ondas e nas pedras que rodeiam a costa é possível até observar a vida marinha. Uma diversidade de espécies vivem na península de Bombinhas graças à proteção ambiental e esse ponto da praia forma uma espécie de aquário natural. Ao lado direto é possível encontrar muitas ondas, sendo inclusive utilizado para prática de surfe.

Canto esquerdo da praia é perfeito para quem busca um banho de mar tranquilo. Foto: Mopio

Suas areias brancas são repletas de cristais de quartzo, fato que aumenta ainda mais a atmosfera positiva do local. Como a praia é ampla, costuma haver um bom espaço para armar as cadeiras e guarda-sol – pela característica do mar, o lado esquerdo é mais concorrido para turistas que querem aproveitar as águas com tranquilidade.

Visual é um dos atrativos de Quatro Ilhas. Foto: -Residencial Verdes Mares

Quatro Ilhas é um destino ideal para passar uma tarde agradável com os amigos ou família. O local tem opções para quem gosta de fazer turismo ecológico. A praia apresenta um pequeno morro, onde é possível fazer uma trilha. A orla em semicírculo permite observar as duas extremidades, fazendo da vegetação uma moldura. A praia também recebe esse nome porque pode-se avistar as quatro ilhas da areia: Galés, Deserta,  do Macuco e do Arvoredo. Até uma simples caminha pela areia vira um espetáculo para os fãs da natureza.

Cores e contrastes fazem parte do cenário dessa bela praia de Bombinhas. Foto: Ieda Funari

Na orla da praia é possível encontrar opções de alimentação, sejam porções de frutos do mar frescos ou refeições completas. Bares também estão instalados nos arredores oferecendo bebidas e drinks gelados. Existem inúmeros opções de pousadas, hotéis e campings para quem quiser hospedagem no local, além de lojas e outros serviços na área.

Praia de Quatro Ilhas em vídeo

Curiosidades sobre Quatro Ilhas

A praia também é conhecida pela grande cruz instalada em suas areias. Contam os moradores que dois pescadores encontraram a cruz na beira do mar e fincaram-na no mesmo local onde a acharam. Naquele ano, foram pescadas muitas tainhas e os moradores atribuíram o acontecimento à cruz, que teria trazido sorte. Todos os anos, no dia 3 de maio, alguns pescadores adornam a cruz com flores e fazem pequenas preces, pedindo fartura na pesca.

Praia é utilizada pelos pescadores e oferece opções de culinária a base de frutos do mar. Foto: Ieda Funari

As areias ricas em cristais de quartzo, de acordo com os esotéricos, garante o armazenamento de grande carga de energia no local.

Há muitos anos, esta praia era conhecida pelos moradores locais como Praia de Fora, porque as suas águas estão localizadas em mar aberto.

Como chegar a Quatro Ilhas