Guarda
Do Embaú

Por Natália Trentini
Última atualização: Agosto de 2018

O verdadeiro paraíso conhecido como Guarda do Embaú, localizado parte em Paulo Lopes e parte em Palhoça (clique aqui e veja a lista de praias de Palhoça), pode ter ganhado fama, mas seu estilo alternativo continua preservado. Com boas ondas, praias de areia branca e mar de tom azul, ruas tranquilas, identidade simples, natureza rica e população que briga para manter as características do local, esse destino reserva energias vibrantes para os turistas.

Foto: Luiz Antonio Ferreira

Localizada a 46 quilômetros ao sul de Florianópolis, a Guarda do Embaú entrou no final de 2017 para a seleta lista com nove praias que formam a Reserva Mundial de Surf (é a primeira do Brasil).

As paisagens paradisíacas desse litoral não passam despercebidas. Imersa na Mata Atlântica, são inúmeras trilhas ecológicas e pelo menos três praias para serem exploradas – como a Praia da Guarda do Embaú (essa fica em Paulo Lopes), Prainha (clique aqui e conheça), e Praia do Maço (clique aqui e conheça). A primeira delas dá as boas vindas ao recanto com o Rio Madre que corta a praia. Para chegar é preciso transpor o curso d’água a nado ou com auxílio de barcos que oferecem a travessia.

Uma das dicas é que no centrinho da Guarda é possível encontrar a Casa do Turista. Guias distribuem mapas e oferecem passeios guiados gratuitos pela região, assim é possível ter certeza que você não deixou nenhum cantinho do local inexplorado.

Além de toda essa riqueza natural à disposição, nessa área central da praia diversos bares e restaurantes oferecem opções gastronômicas, muitos deles com música ao vivo. Lojas trazem artesanatos especiais. Charmosas pousadas oferecem serviços para diversos bolsos, além dos vários campings espalhados pela Guarda.


uma das praias
mais amadas
de santa catarina

IMAGENS: 1 – Vista do mirante para a Praia da Guarda e o Rio Madre, foto de Osky Mai  /  2 – As águas do Rio Madre também proporcionam ótimos pontos para banho, foto de Heverson Santos  /  3 – Há muitos trechos rasinhos e águas límpidas para as crianças brincarem, foto de Mahau Cruz  /  4 – Vista aérea da Guarda mostrando toda sua ponta norte e o mirante, foto de Plínio Bordin  /  5 – As barracas na areia fornecem toda infra de alimentação e conforto para os visitantes da praia, foto de Heverson Santos  /  6 – Barcos fazem a travessia centrinho-praia para os banhistas, foto de Heverson Santos  / 7 – Portal de acesso anexo ao centrinho, foto de Heverson Santos  /  8 – Lojas, lanchonetes e restaurantes são os atrativos do centrinho, foto Santur

O que mais gostamos

Chegamos meio perdidos, mas há muitas pessoas oferecendo a travessia ou dando informações. Você pode chegar na guarda com um barqueiro ou atravessando o rio nos trechos mais rasos. A praia tem barracas oferecendo comida, bebida, cadeiras e guarda-sóis, então não é preciso ir carregado. Dá pra se perder no visual, a Guarda é apaixonante!

importante destacar

O Centrinho da Guarda fica bem longe da faixa de areia, mas nela você encontra uma boa infra-estrutura de atendimento. Até cartão passam nas barracas. Se você for com crianças, procure de cara um barqueiro para a travessia, pois a água chega a passar do peito na travessia pelo rio.

Como chegar

Estacionamos na Rua Francisco Braulino Santos, e pela Rua João Nicolau Santos já chegamos a um núcleo de barqueiros. Para chegar no Centrinho busque pela Rua Adelina Rodrigues Martins – nº 110, no GPS. Já na saída do Centrinho haverá outro núcleo de barqueiros.

mapa:

Guarda do Embaú


para se hospedar
aproveitando DESCONTOs

Abaixo você encontra ofertas vigentes pelas próximas horas em pousadas e hotéis de Itajaí. São preços de ocasião para você programar hoje mesmo sua visita à Guarda do Embaú!

Booking.com

Ou faça uma busca personalizada:

Booking.com

LEIA TAMBÉM:

10 Pousadas e Hotéis Incríveis para Ficar em Bombinhas

Um dos destinos mais paradisíacos do Estado tem também lugares irresistíveis para ficar hospedado, conheça alguns deles! – CLIQUE AQUI E LEIA AGORA