Prainha
da Guarda
Do Embaú
Por Natália Trentini
Última atualização: Junho de 2018

Entre os belíssimos recantos que a Guarda do Embaú exibe, uma delas fica um pouco escondida da movimentação. Para chegar a Prainha não existe opção, é preciso trilhar a pé um dos dois caminhos: uma trilha na Mata Atlântica ou seguir os traços beirando o costão que contorna a praia.

Foto: Heverson Santos
Na primeira opção, basta encontrar o acesso à trilha no centrinho da Guarda. A entrada fica na rua Candida Maria dos Santos, na ponta Norte da praia. O trajeto passa pela mata e corta o morro que guarda a Prainha.

Para quem gosta de manter os olhos no mar, a trilha do costão é uma opção com cenários incríveis. O verde do gramado que acompanha as rochas ao longo da margem se mistura com o azul em um quadro admirável. O acesso também é um mirante para a Praia da Guarda e o Rio Madre.

No destino final está uma praia paradisíaca, normalmente com pouca movimentação – muitas vezes deserta. Rodeada por morros de verde intenso, mar azul e com uma areia fina, a Prainha é uma cenário exuberante.

O ponto costuma ser muito procurado pelos surfistas, que aproveitam a formação de boas de ondas. Mas também recebe todos que gostam de ir mais além, descobrir algo novo e apreciar as belezas da natureza no percurso.

Como a praia está rodeada por essa mata intocada, é preciso levar junto todos os itens necessários – água, um lanche, toalhas, protetor solar e o que mais precisar para garantir um bom passeio.


visuais incríveis,
e contato
com a natureza

IMAGENS: 1 – Surf na Prainha, foto de Heverson Santos  /  2 – Vista da Prainha a partir do canto sul, foto de Sérgio Fittipaldi  /  3 – Os areiões da Prainha, foto de Heverson Santos  /  4 – Visitantes encontrarão diversas piscinas naturais, foto de Heverson Santos  /  5 – Vista da Prainha a partir do canto norte, foto de Augusto Gorosito  /  6 – Vista do mirante para a Praia da Guarda e o Rio Madre, foto de Mahau Cruz

O que mais gostamos

O isolamento geográfico da Prainha pode ser uma dificuldade para alguns, mas é o que dá o charme para o local. A trilha é usada com frequência e não oferece muitos obstáculos, e no fim, o visual e a tranquilidade compensam o passeio. E seguindo adiante, ainda encontra-se a maravilhosa Praia do Maço! Clique aqui para saber mais sobre ela.

importante destacar

Toda trilha exige cautela e a praia não possui bares ou restaurantes, então garanta estar com um bom calçado e também levar opções de alimento e hidratação na mochila.

Como chegar

O caminho mais próximo é a partir do Centrinho da Guarda do Embaú. A entrada é bem sinalizada, fica numa lateral da rua Candida Maria dos Santos, defronte a loja Embaú das Artes ou o restaurante Taberna do Moe’s. Logo adiante o caminho divide-se, e quem optar pela opção à esquerda pegará o trecho mais curto (porém perderá a vista a partir das pedras da Praia da Guarda).
mapa:

Prainha, em Palhoça


para se hospedar
aproveitando DESCONTOs

Abaixo você encontra ofertas vigentes pelas próximas horas em pousadas e hotéis de Itajaí. São preços de ocasião para você programar hoje mesmo sua visita à Praia Brava!

Booking.com

Ou faça uma busca personalizada:

Booking.com

LEIA TAMBÉM:

10 Pousadas e Hotéis Incríveis para Ficar em Bombinhas

Um dos destinos mais paradisíacos do Estado tem também lugares irresistíveis para ficar hospedado, conheça alguns deles! – CLIQUE AQUI E LEIA AGORA