Considerada um dos destinos mais conhecidos do litoral brasileiro, Jurerê Internacional pode oferecer atrações para diferentes perfis de turistas. Procura uma praia badalada, com beachs clubs, opções de gastronomia, resorts, lojas e centros esportivos? Ou gostaria de desfrutar uma praia com areia limpa, mar azul e tranquilo, natureza preservada e infraestrutura? Localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis, no Norte da ilha, esse destino atrai de celebridades a famílias, recebe quem chega de helicóptero ou ônibus.

Entrada para a praia de Jurerê. Foto: Abril Viagem e Turismo

São três quilômetros de orla. Do lado esquerdo fica a área nobre, que abriga um empreendimento imobiliário que batizou a região de Jurerê Internacional. No lado direito, fica a chamada Jurerê Tradicional. As duas praias estão na mesma faixa de areia, é difícil dizer qual é o ponto de divisão com todo o desenvolvimento do bairro. Toda a região, pelo planejamento, possui estrutura para receber os turistas, com estacionamentos, restaurantes, lojas, hotéis, além, claro, da natureza.

Hotel em Jurerê. Foto: Booking.com

A praia conta com um faixa de areia ampla e um dos pontos positivos é o mar, calmo e limpo – excelente para tomar banho pela água parada e poucas ondas. O local é ponto para prática de esportes, como stand-up paddle, site surf, vela, natação e caminhadas.

Praia de Jurerê em dia disputado. Foto: Daniel Queiroz

Para quem gosta se movimentar ao ar livre, incluindo corridas e pedaladas no pacote, o Passeio dos Namorados oferece dois quilômetros de pista que possibilita o contato com a flora local.

À noite o trecho do Passeio dos Namorados em Jurerê torna-se ainda mais romântico. Foto: Bicicleta Na Rua

Bem ao lado de Jurerê Internacional, também é possível conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. A estrutura histórica é um dos seis fortes construídos no século XVIII para defender o litoral catarinense. Conhecido como Forte de Jurerê, o local abriga um museu que conta boa parte da história de Florianópolis.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi construída de pedras, cal, conchas e areia. Foto: Valéria Martins/G1

Mas é claro, as opções mais badaladas na praia são o grande atrativo. Jurerê Internacional tem dois dos mais completos hotéis de Florianópolis, com quartos de padrão internacional, piscinas coberta e ao ar livre, sauna, academia, entre outras facilidades.

Pelas ruas do bairro é possível observar dezenas de mansões milionárias que lembram cidades Norte Americanas. Por isso, Jurerê Internacional também é chamada de Miami Brasileira. São gigantescas casas com arquitetura rica e jardins irretocáveis: muitas delas estão entre as mais caras do país.



O ritmo da praia é comandado pelo turista. Os incríveis beach clubs à beira mar podem ser apreciados durante o dia ou noite. Os perfis são diferentes, mas todos têm em comum uma bela vista ao oceano. Café de la Musique, 300 Cosmo Beach Club, Donna Jurerê Internacional, Praia La Serena e P12 são opções reconhecidas para muita badalação ou um simples, refrescante e silencioso brinde à dois ou entre amigos.

No centro do bairro ainda existe o charmoso Jurerê Open Shopping, um centro comercial a céu aberto localizado num calçadão. Lá se encontram cafés, lanchonetes, restaurantes, lojas de roupas e acessórios, farmácia, brinquedos infantis, caixas eletrônicos, entre outros serviços. O shopping também oferece uma variada programação cultural.

Cenário do charmoso Jurerê Open Shopping. Foto: Panoramio

Jurerê é de muitos perfis. Aposentados, jovens e famílias inteiras aproveitam mar, areia e infraestrutura para se divertir, seja no verão ou no inverno. Sotaques se misturam, já que o destino internacionalmente conhecido é queridinho de muitos estrangeiros.

Jurerê em vídeo

Curiosidades sobre Jurerê

Em 1980 cerca da metade do bairro, 495 hectares, foi transformado em um loteamento de luxo. A área que passou a ser conhecida por Jurerê Internacional é na verdade um empreendimento imobiliário que pertence ao Grupo Habitasul. O Internacional veio para diferenciar o empreendimento, pelo conceito de estilo de vida, do bairro Jurerê, que já existia. O projeto nasceu com plano diretor próprio, garantindo a preservação dos ecossistemas ambientais com o planejamento antecipado das ruas, construções, segurança, comércio e serviços.

Jurerê Internacional foi a primeira praia da América Latina a receber o selo socioambiental Bandeira Azul, uma certificação internacional atribuída a praias que cumpram um conjunto de requisitos que incluem qualidade de água e balneabilidade, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio e ações de educação e informação ambiental.

Como chegar a Jurerê Internacional