Para acessar a praia basta seguir a rua de acesso ao Forte Marechal Luz. Uma taxa – costumeiramente de R$ 2 por pessoa – é cobrada para acessar a base e a praia. Entre canhões e sombreiros, uma grama se estende até a faixa de areia.
Seguindo para o lado direito da praia estão as pedras da encosta do morro João Dias – que é possível subir para conhecer a artilharia militar, instalada em 1915 a aproximadamente 140 metros do nível do mar. Do topo, a vista é privilegiada, tanto da Mata Atlântica como do horizonte.
Já no do lado esquerdo a praia segue até fazer a curva na praia do Capri – que fica de frente com a praia paranaense de Pontal. O mangue também faz parte do cenário natural dessa praia.
O local conta com posto salva-vidas na temporada, mas fora isso não há muita infraestrutura. Além dos quiosques e ambulantes que oferecem opções de alimentação bastante restritas – opções como milho verde, churros e bebidas -, restaurante do Forte pode ser utilizado, onde são servidos lanches e frutos do mar.
Praia do Forte em vídeo
Curiosidades sobre a Praia do Forte
O Forte Marechal Luz funcionou até 1977, quando o Exército Brasileiro passou a investir em outras fortificações com material bélico mais avançado e desativou o Forte Marechal Luz. O local recebeu reformas e adaptações com o passar dos anos, até que na década de 90 foi transformado em uma colônia de férias.
Dizem que junto ao Morro João Dias, no final da praia, encontram-se areias monazíticas, utilizadas no tratamento de problemas reumáticos.