Florianópolis é um destino imperdível. Uma ilha/cidade/capital, com diversas praias, lagoas, mirantes, trilhas, ilhas, pontos turísticos, destinos, atrações, gastronomia, festas, pousadas, hotéis, história e cultura para todos os estilos.

Florianópolis – Ponte Hercílio Luz por Heverson Santos

Conheça as melhores praias de Florianópolis! Faça um tour virtual pelas praias de Florianópolis – SC!!!

As Melhores Praias de Florianópolis

Florianópolis possui uma parte de seu município em continente e a maior parte de seu território e praias estão localizados na ilha. Florianópolis também é carinhosamente chamada de Floripa ou Ilha da Magia.

Principais praias da Ilha de Santa Catarina - Florianópolis

Principais praias da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis

O Mar, a Areia, os Costões e a Mata Atlântica…Uma das mais belas paisagens do mundo!!! Praias de SC – quem ama curte e cuida! Começamos então nossa viagem pelo Litoral de Santa Catarina…vamos começar por FlorianópolisBoa Viagem!

PraiaArmacao

Imagem: Praia da Armação – Florianópolis

Florianópolis possui praias para todos estilos e gostos, desde totalmente preservadas e com pouco movimento a praias com toda estrutura urbana e movimentadas, desde de águas calmas e seguras a praias agitadas, agrestes e com ondas fortes…

Ponta das Canas Praias de Florianopolis

Imagem: Ponta das Canas Praias de Florianópolis

Começamos nosso tour virtual pelo extremo Sul da Ilha em direção ao Norte da Ilha de Santa Catarina…


Praia de Naufragados – Florianópolis – SC:

A primeira praia ao extremo sul da Ilha de Santa Catarina chama-se Naufragados. Nome devido a ser palco de diversos naufrágios desde 1514. Uma praia preservada, sem acesso rodoviário, somente por trilha e barco. A Praia de Naufragados é um paraíso imperdível…faça a trilha, ou vá de barco…faça uma viagem no tempo…você vai tomar uma banho de natureza!

Naufragados - Emanoel Jose Tasca

 Trilha com início no ponto final da linha de ônibus Caeira da Barra do Sul, onde pode ser alugado barco também para transporte até a praia. Como chegar em Naufragados: Pegue a rodovia q leva ao Ribeirão da Ilha e segue reto toda vida!!! Vai até o fim da estrada e estacione o carro e vá caminhar ou passear de barco…

Trilha de nível de dificuldade fácil, porém um pouco longa, em boas condições, em torno de 1 hora de trilha, com percurso de em torno de 2,5 Km pelo meio da mata atlântica, passando por um belo riacho.

Imagem: Naufragados

Localizada no extremo Sul da Ilha de Santa Catarina está certamente entre as mais belas e preservadas praias de Floripa. Protegida pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, abriga floresta de Mata Atlântica e costões com natureza e praia ainda bastante preservada.


Praia do Saquinho – Florianópolis – SC

Vamos continuar em direção ao norte da Ilha de Florianópolis pelo lado leste e a próxima praia, depois de muito costão e mata atlântica é Praia do Saquinho. Uma praia muito pequena, com pouca areia, de águas claras e mar agitado. Está localizada no extremo sul da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, com melhor acesso por vinte minutos de uma bela trilha a partir da Praia da Solidão.


Praia da Solidão – Florianópolis – Santa Catarina

Praia da Solidão – Essa é a próxima praia seguindo pelo sul, ao norte da Ilha de Florianópolis.

A Praia da Solidão está localizada ao lado da Praia dos Açores, podendo através de caminhadas, uma ser acessada pela outra facilmente, uma boa dica de passeio/trilha fácil/caminhada.

Prainha da Solidão – Divisa Solidão/Açores

A Praia da Solidão é uma praia pequena e tranquila de 850 m de extensão, de areia branca, águas claras e limpas, relevo montanhoso e protegida pela Mata Atlântica em área de preservação permanente, uma praia linda e bastante preservada ainda, com ótimas opções de trilhas com cachoeira e piscina natural. Destino imperdível de trilha…

Chegando de Açores na Solidão pela trilha, menos de 5 min…


Praia dos Açores – Florianópolis – Santa Catarina

Balneário de Açores é a próxima praia. Localizada entre a Solidão e o Pântano do Sul é uma praia de águas limpas, excelente dica de praia limpa, excelente para banhos revigorantes, caminhadas, prática de esportes, trilhas ou não fazer nada mesmo!

Praia dos Açores – Florianópolis – Santa Catarina

A Praia dos Açores é uma praia extensa, com extensa faixa de areia muito limpa, tranquila, de fácil acesso e estacionamento, bela dica para passar um belo dia em um lugar calmo, em contato com a natureza com amigos e família…

Imagem: Açores – Florianópolis


Pântano do Sul – Florianópolis – Santa Catarina

Chegamos na Praia do Pântano do Sul…uma vila de pescadores que cresceu ao sul da Ilha. Um bairro onde preservou-se a tradição e cultura de uma vila de pescadores.

Pântano do Sul via Manezinho de Floripa, clique na imagem para ver na sua Fan Page…

Praia calma e extensa, destaca-se ainda pela gastronomia de pratos regionais, trabalhos artesanais e pela qualidade dos pescados e frutos do mar, direto do pescador em uma área de águas limpas.

http://escapismogenuino.com/restaurante-arante-pantano-do-sul-floripa/


Lagoinha do Leste – Florianópolis – Santa Catarina

Lagoinha do Leste – Um paraíso escondido. Uma praia totalmente preservada rodeada de muita natureza, muito preservada, considerada uma das mais lindas praias do Brasil e do mundo. Seu acesso é somente por trilhas ou barco.

Foto: Paulo Kuester – Apaixonados por Fotografia, clique para ver a imagem na Fan Page…

É considerada uma das mais belas praias preservadas do Brasil. Partindo de Pântano do Sul temos a trilha mais leve…mas prepare-se para quase 1 hora de belas paisagens…

Imagem: Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste – a imagem abaixo é a partir  da trilha iniciada pelo extremo Sul da Praia do Matadeiro…a trilha mais longa…em torno de 2,5 a 3h…não é para iniciante…entrada da trilha da Praia do Matadeiro…

Lagoinha do Leste, enviada por Aline Battisti…


Praia do Matadeiro – Florianópolis – Santa Catarina

Praia do Matadeiro – Florianópolis também é considerada por muitos uma das mais belas praias de Floripa. Praia acessada por uma trilha no final da Praia da Armação canto Sul (direito). Praia de águas transparentes e excelente formação de ondas. A mata atlântica e as rochas desenham a paisagem da praia, cercada de muito morro, verde e natureza. No canto Sul começa a trilha para a Lagoinha do Leste, a trilha mais longa e de maior dificuldade e tempo, em torno de 3 horas.

Praia do Matadeiro: Um paraíso que impressiona em sua primeira visita…e encanta cada vez que você conhece e explora mais. E partindo pelo canto sul está a trilha mais longa para a Lagoinha do Leste…e a mais interessante, com muita natureza, mata atlântica, água pura, paisagens, costões, trilhas, bruxas e lendas…

Praia do Matadeiro por Heverson Santos…clique para ver o álbum em sua página…

Praia do Matadeiro por Heverson Santos…clique para ver o álbum em sua página…


Praia da ArmaçãoFlorianópolis – Santa Catarina

Ponta das Campanhas – Armação – Florianópolis – SC. Localizada no sul da Ilha a 26 km do centro, divide as praias da Armação e do Matadeiro…saída de belos passeios, inclusive para Ilha do Campeche.

Separada apenas por uma faixa de areia e pedras da Praia do Matadeiro é uma praia de águas calmas no Canto Sul e com ótima formação para o surfe no canto Norte.

Ótima opção para passeios de barco para a Ilha do Campeche, Lagoinha e Naufragados. Uma colônia de pescadores com muita influência açoriana na gastronomia e nos costumes…

Praia da Armação por Heverson Santos…clique para ver em sua página…

Praia da Armação por Heverson Santos…clique para ver em sua página…

Caldeirão e Armação vistas a partir do mirante do Retiro…


Praia e Morro das Pedras – Florianópolis

A Praia do Morro das Pedras está localizada entre a Praia da Armação e Caldeirão ao Sul e Campeche e Joaquina ao Norte. É continuação do Campeche e na ponta do Morro das Pedras, e no canto direito da Enseada do Campeche, recebe o nome de Praia do Morro das Pedras.

Praia do Morro das Pedras – Imagem Morro das Pedras Praia Hotel…

Uma passagem obrigatória no seu roteiro…pare e aproveite a paisagem do Mirante do Morro das Pedras na estrada SC-405, a geral que leva ao Sul da Ilha e do Mirante do Retiro dos Jesuítas, que você encontra logo após o Mirante da SC-405, subindo a primeira entrada à direita.

mirante_retiro_jesuitas-praias_florianopolis-sc

vista de Caldeirão, Armação e Matadeiro a partir do Mirante do Retiro dos Jesuítas

Abaixo a vista aérea da Praia do Morro das Pedras, Armação, Lagoa do Peri, Caldeirão, Matadeiro e ao fundo a enseada de Pântano do Sul, Açores e Solidão.

Vista aérea da Praia do Morro das Pedras, Caldeirão, Armação, Lagoa do Peri, Matadeiro, Pântano do Sul, Açores e Solidão


Praia do Campeche – Florianópolis

Uma extensa praia que vai da Praia de Morro das Pedras até a Praia da Joaquina. “Existem duas versões para o nome Campeche. A primeira, mais elegante, remete a um visitante ilustre e frequente da região, o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry…

Campeche e Dunas da Joaquina - Florianópolis

Campeche e Dunas da Joaquina – Florianópolis

Durante a década de 20, o correio aéreo francês Sociêté Latécoère instalou no Campeche um campo de pouso que era utilizado para o reabastecimento dos voos entre Paris e Buenos Aires. O comandante da rota, Saint-Exupéry, aproveitava para descansar e fez amizade com os moradores da região.

Amanhecer no Campeche…

Amanhecer no Campeche…enviada por Emanoel José Tasca.

A lenda que ficou é que o nome da Praia do Campeche provém do apelido francês que o visitante deu ao lugar: Campo de Pesca, traduzindo, Champ et Pêche.

Campeche e ao fundo a Ilha do Campeche – Imagem enviada por Sara Amaral…

No entanto, como a Ilha em frente à praia já tinha este nome desde o século anterior, historiadores afirmam que ele provém de um vegetal chamado pau-campeche (Hematoxylon campechianum) da família das Fabaceae utilizado como planta medicinal e para tinturaria de mesmo nome e que, a exemplo do pau-brasil, foi muito procurado no início da colonização.

Joaquina e Campeche – Imagem enviada por Sara Amaral…

 


 

Ilha do Campeche – Florianópolis – Santa Catarina

Localizada em frente a Praia do Campeche é considerada uma das mais belas praias do mundo e com alto grau de preservação e transparência das águas. Saídas de barco da Praia da Armação, da Barra da lagoa, ou do Campeche…sem palavras, imperdível, um paraíso!!!!

Imagem: Ilha do Campeche por Heverson Santos

 


Praia da Joaquina

Em direção ao norte, a próxima praia é a Praia da Joaquina, uma das mais belas praias de Santa Catarina que vai da Praia do Campeche até a Ponta do Retiro, onde as formações rochosas dão um espetáculo desse encontro entre pedra e mar…Praia com boa formação de ondas e águas frias, grande faixa de areias e uma das mais altas dunas do Brasil.

Acesso do centro pela Lagoa da Conceição via Avenida Rendeiras, do Sul pela Osni Ortiga e Rendeiras ou vindo do Norte por Ingleses, pela SC 406, passando pelas praias de Barra da Lagoa e Praia Mole  – SC-406.

Ótima estrutura para turistas, esportistas, surfistas, banhistas e apreciadores da gastronomia regional tradicional. Possui excelentes restaurantes, sanitários, chuveiros, posto policial, salva-vidas, iluminação noturna, opções de recordações e estacionamento. A Praia da Joaquina é também conhecida pelas famosas Dunas da Joaquina, onde é possível alugar uma prancha de sandboard e surfar nas dunas, uma atração à parte!


O nome teria sido dado em homenagem a Dona Joaquina, moradora das praias do leste da ilha de Santa Catarina, que ensinava muitas coisas para outras mulheres, além de alimentar os pescadores que passavam por sua casa. Segundo a lenda, ela teria sido puxada para o mar pelas ondas. 


Dunas da Joaquina

Uma atração à parte na Praia da Joaquina – Florianópolis onde foi criada essa nova modalidade esportiva chamada Sandboard…o surfe de areia. Com pranchas especiais para alugar no local e de fácil acesso é um daqueles lugares para esquecer do cotidiano. Com vista para a Praia da Joaquina e Lagoa da Conceição é divertimento garantido.


São 1400 metros de areia com formação de elevações perfeitas. Na entrada das dunas tem uma tenda para locação de pranchas com preços bem acessíveis. Leve bastante água e passe o protetor antes de chegar…


Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição – Florianópolis – SC – em 1750 foi denominada oficialmente oficialmente freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. Uma laguna no meio da ilha , cercada de montanhas, planícies costeiras, restingas, dunas e o mar. Hoje é um dos lugares mais procurados em Florianópolis devido a suas belas paisagens e uma ótima estrutura de restaurantes, bares, casas noturnas, hotéis, pousadas e comércio em geral. Possui opções de passeios de barco, aulas de stand up e windsurf, vôo de parapente, sandboard, trilhas com muita natureza e a tradicional gastronomia com destaque nos frutos do mar…


Praia do Gravatá

Partindo da Lagoa da Conceição pela Avenida das Rendeiras, seguindo em direção à Praia Mole pela SC 406, encontramos a trilha da Praia do Gravatá. Outra praia totalmente preservada da Ilha de Santa Catarina que também seu acesso é apenas por trilha ou barco. É um passeio imperdível, mas se prepare para uma caminhada de subidas e descidas de pelo menos 30 minutos. A trilha oferece uma linda vista da Praia Mole e da Praia da Galheta. Leve bastante água e algum alimento e vá bem calçado para a caminhada, pois só tem natureza no local…nada de comércio. No topo da trilha tem um ótimo campo, considerado um dos lugares mais belos para salto de parapente. A praia é pequena com água cristalina e oferece a opção de caminhadas pelo costão que oferece natureza e paisagens abundantes…um lugar para esquecer da vida…para os mais experientes a trilha do costão leva por um difícil caminho à Praia da Joaquina…

Imagem: Praia do Gravatá

Praia e Costão do Gravatá...Florianópolis…um lugar mágico e único….entre a Praia da Joaquina e a Praia Mole…acesso por trilha pela SC 406…ajude a preservar…e não esqueçam…levem de volta o lixo, ele não pertence a esse lugar!!!!


Praia Mole

Praia Mole é uma praia localizada ao leste da Ilha de Santa Catarina em Florianópolis, próxima das Praias da Joaquina e Barra da Lagoa…e da Lagoa da Conceição. Com uma extensão de 960 metros é muito utilizada para a prática de surf e parapente. Seu nome é devido a areia solta e mole. Acesso pela Lagoa da Conceição via Rendeiras, ou vindo do norte da ilha pela SC-406.

Conta com bastante opções de bares na beira do mar e um dos postos de salva vidas mais equipados de toda a ilha, devido às fortes ondas causadas pelo mar aberto e a profundidade que aumenta abruptamente em poucos metros em direção ao mar. Conta com pousadas e hotéis excelentes. Um ótimo destino, com muitas opções…

É uma das mais frequentadas praias da ilha durante a temporada de verão e nos fins de semana. Evite horários de pico para se deslocar por lá devido aos engarrafamentos.


Praia da Galheta

Pela Praia Mole se pode acessar a Praia da Galheta, uma linda praia preservada e também uma reserva naturista onde está permitido o nudismo na praia.


Praia da Barra da Lagoa

Uma das mais belas praias de Florianópolis. A Barra da Lagoa é uma praia de águas limpas, geralmente calmas e transparentes. Excelente para banhos de mar e lagoa, SUP, natação, snorkeling, com bastante opões de gastronomia, aluguel de equipamentos, pescarias, passeios de barco, trilhas, piscinas naturais, faixa extensa de areia, uma praia bastante completa em questões de atrações, esportes lazer e diversão.

barra_da_lagoa

Atravessando a Ponte do Canal da Lagoa…


Prainha da Barra da Lagoa

…e seguindo o caminho principal, em 5 minutos você chega em uma praia linda…

Prainha da Barra da Lagoa – Florianópolis. Enviada po Bruna Moreira Brasil


Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

E seguindo a trilha no final da Prainha tem a Trilha para as Piscinas Naturais, um recanto da natureza, onde a natureza protege e forma um local de beleza única, grandes remansos protegidos que formam grandes piscinas naturais de águas cristalinas e muitos peixes pequenos e coloridos. Dica, vá em um dia de Sol e sem chuva, muito mais bonito e seguro.


Praia do Moçambique

É a continuação da Barra da Lagoa ao Norte, também chamada de Praia Grande. Uma praia muito preservada, com extensa faixa de areia e restinga, águas limpas e pouco movimento. Na imagem abaixo podemos ver a Praia do Moçambique e o Canto das Aranhas, extremo Norte de Moçambique, canto oposto ao da Barra da Lagoa, ao Sul.


Praia do Santinho

Separada da Praia do Moçambique pelo Morro das Aranhas, a Praia do Santinho é a próxima praia ao Norte da Ilha de Santa Catarina. Ao Norte é separada por uma faixa de dunas da Praia dos Ingleses. Praia muito limpa, com ondas fortes, extensa faixa de areia limpa e opções de belíssimas trilhas e caminhadas, com paisagens de tirar o fôlego!!!

Imagem: Praia do Santinho enviada por Gabriela Roveda


Praia dos Ingleses

Uma enseada grande, de águas calmas e tranquilas


Praia Brava


Lagoinha do Norte


Ponta de Canas


Cachoeira do Bom Jesus

Valdir Barbosa via ‎Floripa de todos


Canasvieiras


Praia do Forte

Valdir Barbosa via ‎Floripa de todos


Jurerê

Valdir Barbosa via ‎Floripa de todos


Matérias sobre Praias de Florianópolis sugeridas:

Praias | Florianópolis – Guia Floripa
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/praias

10 praias em Florianópolis | Ricardo Freire | Viaje na Viagem
http://www.viajenaviagem.com/2011/03/10-praias-em-floripa

Praias de Florianópolis (Fotos e Dicas Incríveis!) – Loucos por Praia
http://loucosporpraia.com.br/praias-de-florianopolis/

Praias de Florianópolis – Praias de Floripa – SC – BRASIL
http://www.litoraldesantacatarina.com/florianopolis/praias-de-florianopolis.php

Florianópolis – As praias | Férias Brasil
http://www.feriasbrasil.com.br/sc/florianopolis/aspraias.cfm

Informações de Florianópolis | Guia de Praias de Santa Catarina
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/capa-interna,860,0,0,0,Florianopolis.html

Lista de praias de Florianópolis – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_praias_de_Florianópolis

Praias de Florianópolis – Melhores Destinos
http://guia.melhoresdestinos.com.br/praias-florianopolis-65-395-p.html

10 Melhores Praias de Florianópolis/SC – Grupo Koch
http://grupokoch.com.br/florianopolis/10-melhores-praias-de-florianopolissc/

Destino: Florianópolis – SC | Guia de Praias
http://www.guiadepraias.com.br/destino.php?id=3

As Praias Sul da Ilha, em Floripa: Campeche, Armação, Matadeiro …
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/11/praias-sul-da-ilha-florianopolis.html

http://www.praiasdefloripa.com/

Breve mais fotos e dicas de praias de Floripa


Daniela

 


Santo Antônio de Lisboa