Pinheira
Última atualização: Maio de 2018
Referência do litoral de Palhoça, a Pinheira é uma grande enseada com mais de sete quilômetros de extensão (imagem abaixo). Consequência deste tamanho, o local acabou sendo dividido em trechos pelos moradores e visitantes, trazendo assim vários nomes associados a ele. Tenha certeza de que procurando pela Pinheira, você acabará ouvindo falar na Praia de Cima, Praia de Baixo, Mar Azul, Praia do Meio (ou Mar Aberto) e Ponta do Papagaio (que também conta com praia e ilha do mesmo nome).
CLIQUE PARA AMPLIAR – Panorama aéreo da Enseada da Pinheira com identificação de suas praias. Foto: autor desconhecido, via Google Imagens

Para começar o entendimento, citemos primeiro então a Praia de Cima, um trecho de aproximadamente 600 metros de areia clara e águas calmas, separado geograficamente da parte sul da grande enseada por um elevado de rochas, vegetação e propriedades particulares conhecido como Morro da Toca. Sendo assim “uma outra praia”, optamos por fazer um artigo exclusivo para falar dela, que você pode conferir clicando aqui: Guia da Praia de Cima – Pinheira.

Na sequência temos então a Praia de Baixo, que pode ser considerada o início e também o trecho mais tradicional da Enseada da Pinheira. É onde fica o chamado Centrinho, com a clássica concentração de estabelecimentos comerciais como supermercados, restaurantes, lanchonetes, sorveteria, bares, farmácias, etc. Além de uma faixa de areia acolhedora e um mar tranquilo, nesta praia o visitante também encontrará peixe fresco junto aos próprios pescadores, poderá acompanhar a procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes em fevereiro e também o tradicional lance das redes para pesca da tainha, a partir de maio. Turistas ainda encontrarão aqui a maior concentração de pousadas e hotéis da área, assim como opções para contratar passeios de barco.

No sentido norte, um pouco mais adiante encontramos então Mar Azul e Praia do Meio (ou Mar Aberto), que são locais consideravelmente mais calmos, com poucas casas próximas à orla (se não nenhuma) e larga área de restinga preservada. Estes trechos da enseada também são procurados por praticantes de esportes aquáticos, como stand up paddle, kite surf e caiaque.

Por fim, encerrando o passeio no canto norte, encontra-se a Ponta do Papagaio. Sendo outro espaço com atrativos ímpar, optamos por também dedicar a ele um artigo exclusivo, que você pode conferir clicando aqui: Guia da Praia e Ilha dos Papagaios – Palhoça.


os encantos
e tradições
da praia de baixo
IMAGENS: 1 – Vista da Praia de Baixo a partir de residência no centrinho, foto de Débora Ferreira  /  2 – Detalhe do cantinho da Praia de Baixo, foto de Rodrigo Jesus Fotografia /  3 – A paisagem cinematográfica da enseada, foto de Rodrigo Jesus Fotografia  /  4 – Águas tranquilas e azuis da Praia de Baixo, foto de Anderson Durli  /  5 – A fartura das tainhas, foto de Rodrigo Jesus Fotografia /  6 – Registro da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em 2018, foto de Rodrigo Jesus Fotografia

O que mais gostamos

A paixão dos moradores pela seu cantinho; O contraste das belezas naturais com a tradicional vila de pescadores; Os trechos calmos e pouco ocupados na Praia do Meio; O mar convidativo para brincar com as crianças ou praticar um esporte com remo.

importante destacar

Dado que todos os trechos possuem algum tipo de obstáculo geográfico separando-os, não é uma única via que faz a beira mar da enseada. Então, para deslocar-se dirigindo entre os locais, será preciso avançar algumas quadras para dentro, tendo assim que perder temporariamente a maravilhosa vista do mar da Pinheira.

Como chegar

Para chegar na Praia de Cima clique aqui e veja mais detalhes.

Para chegar na Praia de Baixo, a Rua Manoel Martins é o melhor ponto de partida, conta inclusive com área para estacionamento.

Para chegar no trecho Mar Azul, busque pela Avenida Beira Mar, ela oferece a melhor infraestrutura de partida. Conste: este é um trecho predominantemente residencial.

Para visitar a Praia do Meio comece pela Rua das Flores, ela oferece opções de acesso ao mar. Este também é um trecho predominantemente residencial

Para chegar na Ponta do Papagaio clique aqui e veja mais detalhes.

mapa:

Pinheira


a amplitude
e tranquilidade
da Praia do Meio
IMAGENS: 1 – Vista da Praia do Meio e Ponta do Papagaio a partir de Mar Azul, foto de Rafael Milian  /  2 – Nascer do sol na Pinheira, foto de Cassol Sergio /  3 – Vista da Praia de Baixo a partir de Mar Azul, foto via I Love Pinheira  /  4 – Restinga e faixa de areia amplas junto a boa infraestrutura, foto de Cassol Sergio

para se hospedar
aproveitando DESCONTOs

Abaixo você encontra ofertas vigentes pelas próximas horas em pousadas e hotéis de Palhoça. São preços de ocasião para você programar hoje mesmo sua visita à Pinheira!

Booking.com

Ou faça uma busca personalizada:

Booking.com

LEIA TAMBÉM:

10 Pousadas e Hotéis Incríveis para Ficar em Bombinhas

Um dos destinos mais paradisíacos do Estado tem também lugares irresistíveis para ficar hospedado, conheça alguns deles! – CLIQUE AQUI E LEIA AGORA
gostou de nosso artigo? deixe um comentário!
Queremos fazer desta a melhor comunidade do litoral de Santa Catarina!  Deixe seu elogio, crítica, dúvida ou sugestão, nós queremos ouvir e estaremos atentos para responder.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *