Pinheira
Última atualização: Maio de 2018
Referência do litoral de Palhoça, a Pinheira é uma grande enseada com mais de sete quilômetros de extensão (imagem abaixo). Consequência deste tamanho, o local acabou sendo dividido em trechos pelos moradores e visitantes, trazendo assim vários nomes associados a ele. Tenha certeza de que procurando pela Pinheira, você acabará ouvindo falar na Praia de Cima, Praia de Baixo, Mar Azul, Praia do Meio (ou Mar Aberto) e Ponta do Papagaio (que também conta com praia e ilha do mesmo nome).
Para começar o entendimento, citemos primeiro então a Praia de Cima, um trecho de aproximadamente 600 metros de areia clara e águas calmas, separado geograficamente da parte sul da grande enseada por um elevado de rochas, vegetação e propriedades particulares conhecido como Morro da Toca. Sendo assim “uma outra praia”, optamos por fazer um artigo exclusivo para falar dela, que você pode conferir clicando aqui: Guia da Praia de Cima – Pinheira.
Na sequência temos então a Praia de Baixo, que pode ser considerada o início e também o trecho mais tradicional da Enseada da Pinheira. É onde fica o chamado Centrinho, com a clássica concentração de estabelecimentos comerciais como supermercados, restaurantes, lanchonetes, sorveteria, bares, farmácias, etc. Além de uma faixa de areia acolhedora e um mar tranquilo, nesta praia o visitante também encontrará peixe fresco junto aos próprios pescadores, poderá acompanhar a procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes em fevereiro e também o tradicional lance das redes para pesca da tainha, a partir de maio. Turistas ainda encontrarão aqui a maior concentração de pousadas e hotéis da área, assim como opções para contratar passeios de barco.
No sentido norte, um pouco mais adiante encontramos então Mar Azul e Praia do Meio (ou Mar Aberto), que são locais consideravelmente mais calmos, com poucas casas próximas à orla (se não nenhuma) e larga área de restinga preservada. Estes trechos da enseada também são procurados por praticantes de esportes aquáticos, como stand up paddle, kite surf e caiaque.
Por fim, encerrando o passeio no canto norte, encontra-se a Ponta do Papagaio. Sendo outro espaço com atrativos ímpar, optamos por também dedicar a ele um artigo exclusivo, que você pode conferir clicando aqui: Guia da Praia e Ilha dos Papagaios – Palhoça.
os encantos
e tradições
da praia de baixo
IMAGENS: 1 – Vista da Praia de Baixo a partir de residência no centrinho, foto de Débora Ferreira / 2 – Detalhe do cantinho da Praia de Baixo, foto de Rodrigo Jesus Fotografia / 3 – A paisagem cinematográfica da enseada, foto de Rodrigo Jesus Fotografia / 4 – Águas tranquilas e azuis da Praia de Baixo, foto de Anderson Durli / 5 – A fartura das tainhas, foto de Rodrigo Jesus Fotografia / 6 – Registro da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em 2018, foto de Rodrigo Jesus Fotografia
O que mais gostamos
A paixão dos moradores pela seu cantinho; O contraste das belezas naturais com a tradicional vila de pescadores; Os trechos calmos e pouco ocupados na Praia do Meio; O mar convidativo para brincar com as crianças ou praticar um esporte com remo.
importante destacar
Dado que todos os trechos possuem algum tipo de obstáculo geográfico separando-os, não é uma única via que faz a beira mar da enseada. Então, para deslocar-se dirigindo entre os locais, será preciso avançar algumas quadras para dentro, tendo assim que perder temporariamente a maravilhosa vista do mar da Pinheira.
Como chegar
Para chegar na Praia de Cima clique aqui e veja mais detalhes.
Para chegar na Praia de Baixo, a Rua Manoel Martins é o melhor ponto de partida, conta inclusive com área para estacionamento.
Para chegar no trecho Mar Azul, busque pela Avenida Beira Mar, ela oferece a melhor infraestrutura de partida. Conste: este é um trecho predominantemente residencial.
Para visitar a Praia do Meio comece pela Rua das Flores, ela oferece opções de acesso ao mar. Este também é um trecho predominantemente residencial
Para chegar na Ponta do Papagaio clique aqui e veja mais detalhes.
mapa:
Pinheira
a amplitude
e tranquilidade
da Praia do Meio
IMAGENS: 1 – Vista da Praia do Meio e Ponta do Papagaio a partir de Mar Azul, foto de Rafael Milian / 2 – Nascer do sol na Pinheira, foto de Cassol Sergio / 3 – Vista da Praia de Baixo a partir de Mar Azul, foto via I Love Pinheira / 4 – Restinga e faixa de areia amplas junto a boa infraestrutura, foto de Cassol Sergio
para se hospedar
aproveitando DESCONTOs
Abaixo você encontra ofertas vigentes pelas próximas horas em pousadas e hotéis de Palhoça. São preços de ocasião para você programar hoje mesmo sua visita à Pinheira!
Ou faça uma busca personalizada:
LEIA TAMBÉM:
10 Pousadas e Hotéis Incríveis para Ficar em Bombinhas
Um dos destinos mais paradisíacos do Estado tem também lugares irresistíveis para ficar hospedado, conheça alguns deles! – CLIQUE AQUI E LEIA AGORA