No leste da Ilha de Florianópolis, a 20 quilômetros do centro, a Praia da Barra da Lagoa se destaca por ser um destino democrático, pronta para agradar a diferentes perfis. Localizada próximo a um efervescente centro comercial, a praia oferece uma estrutura completa para quem busca comodidade sem deixar de lado, claro, a vontade de estar em meio a uma natureza estonteante.

A Praia da Barra da Lagoa tem 650 metros de extensão – mas a faixa a areia se estende por quase oito quilômetros ao lado esquerdo, pois orla é continuada pela praia do Moçambique, que segue até o norte da ilha, acompanhando o Parque Florestal do Rio Vermelho. O mar é aberto, mas não é muito agitado.As ondas são pequenas e por isso o local também atrai famílias. Apesar da costumeira tranquilidade do mar, o local tem condições para o surf, especialmente para iniciantes. Muitas escolas estão instaladas oferecendo aulas.

Praia em meio a natureza rica de Florianópolis. Foto: Zé Paiva

O molhe de pedras e do Morro da Galheta deixa o mar especialmente calmo no lado direito da praia, por amenizar os ventos e força da água. A estrutura serve como proteção para as embarcações que desejam acessar ou deixar o canal da Barra da Lagoa. Um pequeno farol na ponta do molhe alerta os navegadores durante a noite. É muito comum encontrar diversos pescadores e barcos pesqueiros no local, já que a Barra é a maior comunidade pesqueira da cidade.

Comunidade de pescadores se desenvolveu ao redor da bela praia. Foto: David Cano

O  canal que se forma com o molhe é um atrativo à parte. A ligação da Lagoa da Conceição com o oceano, uma espécie de rio de água transparente, atrai pessoas interessadas em observar a vida marinha com máscaras de snorkel e praticantes de stand up paddle. Mas como o local é destinado para as embarcações, é preciso um cuidado extra.



Canal do molhe também é usado pelos banhistas. Foto: Natália Cagnani

Quem quiser explorar os arredores pode conhecer, logo ao lado direito, a pequena praia paradisíaca, chamada de Prainha da Barra. São cerca de cinco minutos de caminhada, passando pela ponte metálica sobre o canal, para chegar à pequena orla. Caminhando um pouco mais, por cerca de uns 20 minutos, é possível conhecer uma das pérolas da ilha: as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa. Apesar de exigir essa caminhada, o local é frequentado, sem distinções, por família com crianças, jovens e idosos.

Piscinas naturais formam um cenário exuberante e tranquilo. Foto: Vilson Turismo

Além da diversidade de opções naturais, um dos pontos fortes da Para da Barra da Lagoa é a conveniência. O turista nem precisa sair da areia para encontrar opções de restaurantes e se quiser diversificar as opções, bastam poucos passos para encontrar uma diversidade de estabelecimentos que acompanham a orla. Os frutos do mar são prato principal.

Praia conta com infraestrutura completa. Foto: Alison Johnstone

Por estar na ponta do distrito Barra da Lagoa, quem procura esta praia para como destino encontra inúmeras opções de hospedagem para diversos bolsos – incluindo camping, hostel, pousadas e hotéis. O bairro oferece mercados, farmácias, padarias e outras comodidades.

Uma praia para quem gosta da natureza e quer aproveitar o dia. Foto: Natália Cagnani

A Praia da Barra da Lagoa tem, segundo os turistas, uma das vibes mais bacana entre todas as praias de Florianópolis. As pessoas que buscam o local estão interessadas em aproveitar a natureza com calma e tranquilidade.

Praia da Barra da Lagoa em vídeo

Curiosidades sobre a Barra da Lagoa

Entre a Prainha da Barra e as Piscinas Naturais fica a Pedra do Frade, considerada um sítio arqueoastronômico. As duas pedras, de um ponto de observação, permitem testemunhar o nascer do sol na época do solstício de verão do hemisfério sul, por volta de 21 e 22 de dezembro.

Nas últimas décadas o bairro da Barra da Lagoa cresceu e se desenvolveu muito, por isso em 1995 foi desmembrado do distrito da Lagoa da Conceição, do qual fazia parte. Possui escolas, supermercados, farmácias, posto de saúde, polícia e corpo de bombeiros, por isso muitas pessoas residem na região.

Quem visita a Barra da Lagoa pode aproveitar para conhecer o Projeto Tamar, criado na Bahia. No bairro está a única base localizada na região Sul do país do projeto destinado a preservar as tartarugas marinhas.

Como chegar à Praia da Barra da Lagoa