Foto: Pôr do Sol na Praia da Pinheira / Heverson Santos

Preparados para o veranico de maio?

30/04/2018 | Artigos do Guia Praias SC |

Quem nunca ouviu falar do tão famoso veranico de maio? Esse fenômeno meteorológico é a oportunidade para aproveitar o calor da maneira que mais gostamos: de frente para o mar. Claro que aqueles belos dias secos de inverno que chegam em junho também são perfeitos para um dia na praia, mas maio é a última chance de sentir o clima intenso de verão.

Para Santa Catarina, segundo o sistema Epagri/Ciram, a previsão é de temperatura até mesmo acima da média climatológica no trimestre de maio a julho. Períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 25°C), são característicos desse período outono/inverno, especialmente no mês de maio.

Os dias costumam trazer uma grande amplitude térmica, amanhece e anoitece com clima mais ameno. Os picos de calor chegam mais próximo ao meio dia e durante a tarde, hora de correr para a praia.

O que define um veranico?

O veranico ou veranito é um fenômeno meteorológico comum nas regiões meridionais do Brasil. É um período de estiagem, acompanhado por calor intenso (25°C a 35°C), forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa ou em pleno inverno. Sua ocorrência está sempre associada à presença de massas de ar seco e quente, formadas por sistemas de alta pressão atmosférica, cujo movimento de ar subsidente dificulta a formação e desenvolvimento de nuvens. Quando ocorre após os primeiros dias invernais de abril, no Brasil, é chamado de veranico de maio. Em inglês, o termo é indian summer.

como fica o clima

Em maio a chuva volta a ocorrer com regularidade em Santa Catarina, por vezes com acumulados significativos, deixando a média do mês próxima a acima da média histórica, segundo o sistema Epagri/Ciram. Serão aquelas chuvas curtas e intensas de verão. A recomendação é o acompanhamento diário da previsão do tempo. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

espere aí, agora você vai querer ver também:

Clique agora e sonhe alto com estas hospedagens:

Para curtir o litoral gastando pouco (e curtindo muito):

Existe uma praia paradisíaca escondida em Governador Celso Ramos!

0 comentários